domingo, 3 de junho de 2012

O CARÁTER DE UM SERVO...

Como podemos definir o caráter de um servo útil, bom e fiel? Certa ocasião, o Senhor Jesus ensinou assim: “Depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer” (Lucas 17.10). O servo inútil é aquele que faz tão-somente o que lhe é ordenado. Já o servo útil é aquele que faz além do que lhe foi ordenado. Na parábola dos talentos (Mateus 25.14), o Senhor Jesus considerou servos bons e úteis os dois primeiros, que “saíram imediatamente a negociar”. Os mesmos que, muito tempo depois, prestaram contas, dizendo: “Senhor... eis aqui os talentos que ganhei” Ora, devido a esse comportamento, eles foram elogiados pelo senhor e considerados servos bons e fiéis. Temos a considerar que o servo bom é aquele que manifesta um caráter tal e qual ao do senhor. Muitas vezes, o servo manifesta fidelidade no seu trabalho e pensa que isso já é o bastante. Às vezes, a sua fidelidade é tão marcante e tão forte, que ele chega a pensar que os deslizes da sua conduta são justificados. Muitos até têm erroneamente a interpretação da palavra de Tiago, quando disse: “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tiago 5.19,20). Essa multidão de pecados que serão cobertos é do pecador que se converte, e não daquele que o converteu! Se fosse o contrário, não haveria justificação pela fé e sim por obras de salvar os outros. Veja o que o Senhor ensina: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade”(Mateus 7.21-23).

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