sexta-feira, 6 de maio de 2011



O orgulho é o princípio do diabo

O orgulho é uma coisa terrível. Talvez seja a pior coisa que existe, pois foi o orgulho que gerou o diabo. Antes de se rebelar contra Deus, Lúcifer era um anjo de luz, mas através do seu orgulho, se tornou anjo das trevas.
Veja o que diz a Bíblia: “Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus; no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti” (Ezequiel 28.14-15)
E diz mais: “Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14.13-14)
Da mesma forma, a pessoa que é orgulhosa dificilmente reconhece o seu erro, pois quem reconhece, assume os seus atos, procura a quem de direto e lhe pede perdão. Se estiver agindo errado com Deus, então se humilha na Sua presença, e esta atitude, quando verdadeira, capacita a pessoa a se levantar e receber forças para mudar a sua maneira de agir, porque a pessoa que é realmente de Deus é conhecida através das atitudes e reações que tem diante de várias situações.
Também é o orgulho que tem feito muitas pessoas derrotadas. Muitos estão vivendo no engano, e devido a uma tradição religiosa, o seu pensamento faz com que permaneçam onde estão, aliás não é o pensamento, mas sim o orgulho.
Existem muitos dentro da Igreja, que por causa do orgulho, não fazem nada para salvar nem um familiar que se encontra em uma situação espiritual inferior a sua. O orgulho faz a pessoa agir e pensar da seguinte maneira: “É a minha posição! Eu tenho meus motivos!”
Essas pessoas vivem pelas suas razões e é por isso que suas vidas não mudam. Não adianta fazer votos com Deus se você não vive aquilo que aprende nas Sagradas Escrituras. Você poderá fazer mil coisas, mas se não for uma pessoa de Deus não vai dar frutos, não vai dar resultado. Antes de Deus olhar para aquilo que você faz, Ele olha para aquilo que você é.
O cristianismo é uma prática. Se você ouve e não pratica, sua vida continua da mesma maneira. “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4.6). A pessoa que é orgulhosa tem o princípio do diabo no seu coração.
A verdade é que tem muita gente afastada de Deus. Estão dentro da igreja, mas com o coração longe d’Ele, simplesmente por causa do orgulho. Uma das características do orgulhoso é sempre se preocupar com o que os outros vão pensar ou falar. Ele quer sempre aparentar uma coisa que não é ou não tem.
Prezado leitor, o Espírito que nós recebemos não é este. Veja o exemplo deixado pelo próprio Senhor Jesus: “pois ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte” (Filipenses 2.6-8).
Portanto, devido à Sua humildade e obediência, Ele foi exaltado. Da mesma forma Deus quer fazer com você; “Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração... Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4.8-10).


OLHO: “Existem pessoas que estão dentro da igreja, mas com o coração longe de Deus, simplesmente por causa do orgulho”

Nenhum comentário:

Postar um comentário